Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
No menu items!

100 equipas reforçam combate a incêndios

A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, autorizou a ativação de um reforço máximo de 100 equipas de combate a incêndios, entre as 00h00 desta terça-feira e as 23h59 do dia 14 de maio

-PUB-

De acordo com comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI) enviado às redações, esta decisão visa “fazer face ao agravamento do risco de incêndio rural” e resulta “do pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que elevou o Estado de Alerta Especial do Dispositivo para o nível Amarelo, na sequência das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera”.

A ANEPC colocou nove distritos em Estado de Alerta Especial nível Amarelo, que indica “gravidade moderada”, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre os quais Bragança e Vila Real.

Em comunicado, a Autoridade refere que existem “índices de incêndio elevados e muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias”. Registar-se-ão, ainda, “temperaturas acima da média para a época”.

A este propósito, o MAI “recomenda a todos os cidadãos a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Este Ministério comprometeu-se, ainda, “a acompanhar a situação em permanência e tomará as medidas que se revelem necessárias para acautelar a segurança das populações”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.