Terça-feira, 17 de Maio de 2022

100 equipas reforçam combate a incêndios

A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, autorizou a ativação de um reforço máximo de 100 equipas de combate a incêndios, entre as 00h00 desta terça-feira e as 23h59 do dia 14 de maio

De acordo com comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI) enviado às redações, esta decisão visa “fazer face ao agravamento do risco de incêndio rural” e resulta “do pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que elevou o Estado de Alerta Especial do Dispositivo para o nível Amarelo, na sequência das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera”.

A ANEPC colocou nove distritos em Estado de Alerta Especial nível Amarelo, que indica “gravidade moderada”, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre os quais Bragança e Vila Real.

Em comunicado, a Autoridade refere que existem “índices de incêndio elevados e muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias”. Registar-se-ão, ainda, “temperaturas acima da média para a época”.

A este propósito, o MAI “recomenda a todos os cidadãos a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Este Ministério comprometeu-se, ainda, “a acompanhar a situação em permanência e tomará as medidas que se revelem necessárias para acautelar a segurança das populações”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.