“A regionalização irá permitir estabelecer prioridades com maior proximidade aos atores locais”
Carlos Miguel nasceu em Torres Vedras, em 1957. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, exerceu advocacia até 2001. Foi presidente da Assembleia Municipal, vereador e presidente da Câmara de Torres Vedras, cargo que exerceu entre 2004 e 2015. Com uma vasta experiência como autarca, teve sempre a confiança do primeiro-ministro, António Costa, para ficar com uma Secretaria de Estado, sempre ligada ao poder local. É um fervoroso adepto da regionalização, defendendo que trará “inúmeras” vantagens às regiões
A descentralização está no terreno, mas há competências que os autarcas não se sentem confortáveis em assumir, como a área da saúde ou educação. O facto de ter sido autarca fá-lo perceber melhor esses receios?
Os autarcas estão confortáveis com qualquer uma das 22 competências que foram transferidas para os municípios. Acontece que, em áreas como a educação, foi necessário proceder a acertos administrativos e financeiros, entretanto concluídos. Na saúde existe ainda trabalho a fazer entre a Administração Regional de Saúde e cada um dos municípios antes de serem assinados os respetivos autos de transferência, onde deve ficar descrito o real estado em que se encontram as instalações e os equipamentos. Mesmo assim, já foram assinados 76 autos na área da saúde, o que representa 38% do total.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.