Quinta-feira, 30 de Maio de 2024
No menu items!

Alijó apresenta caminho histórico que liga Trás-os-Montes ao Minho

A apresentação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal foi este sábado, na Capela da Nossa Srª da Boa Morte. A cerimónia contou com uma breve explicação histórica dos dois homens que estudaram e trabalharam este caminho.

-PUB-

O arqueólogo Orlando Fernandes e o coordenador técnico, Francisco Machado, começaram a trabalhar neste projeto em 2012 e apresentaram as suas conclusões, no ano passado, aos 12 municípios envolvidos. Alijó é então um dos pontos de passagem deste caminho, que terá sido a via medieval por onde passou a Comitiva de Leon de Rosmithal.

Francisco Machado conta que isto foi um projeto extra dos dois, não tendo sido derivado do seu trabalho. “Nasceu pelo nosso gosto comum em caminhadas”, diz. Recolheram crónicas, cartografia e documentos históricos, e até fizeram parte do caminho em bicicleta e a pé.

O trilho ainda não é oficial, mas Francisco Machado e Orlando Fernandes afirmam que no futuro querem certificá-lo, ou seja, com sinalética, criação de sites e redes sociais.

No final, a apresentação incluiu uma recriação histórica da chegada da Comitiva de Leon de Rosmithal à Capela da Boa Morte, em 1465, dada pelo grupo Zés P’reiras de Sanfins do Douro.

No concelho de Alijó, o itinerário liga Pópulo a Perafita, em cerca de 11 quilómetros.

Notícia a desenvolver na próxima edição

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS