Domingo, 1 de Agosto de 2021

“Apostamos na excelência e no rigor para formar”

ESPECIAL ENSINO - Escola secundária São Pedro

-PUB-

Em tempos de mudança, a Escola Secundária São Pedro, em Vila Real, está totalmente renovada, mas mantém a qualidade de sempre.

Com mais de 130 anos de existência, e há 60 anos no edifício que foi recentemente requalificado, a Escola continua a desempenhar um papel crucial na educação dos vila-realenses. O seu objetivo passa pelo rigor e pela excelência na formação integral dos alunos que ali desenvolvem competências, valores e múltiplas literacias. “Do ensino tradicional, guardou-se o melhor, não deixando para trás as metodologias que resultam, mas foi preciso adaptar-nos, reinventar-nos, inovar para responder às exigências da sociedade atual, implementando novas metodologias, mais interativas e inclusivas”, afirmou, adiantando que as competências, como o saber expressar-se perante um público e ter pensamento crítico e criativo, são hoje fundamentais na formação das novas gerações.

À frente da instituição desde 2017, a diretora revela que esta é uma escola dinâmica que participa em vários projetos nacionais e internacionais, estando particularmente vocacionada para as ciências e a economia. “Tradicionalmente, temos vários alunos qualificados para as olimpíadas da economia, biotecnologia, biologia, matemática ou física”. 

As áreas técnicas e tecnológicas em que o aluno “aprende fazendo” são igualmente valorizadas. “No ano passado, lançamos, no 9.º ano, a disciplina de Programação e Robótica de modo a melhorar as aprendizagens dos alunos na disciplina de Matemática e noutras áreas do saber, já que, para além de aprenderem conceitos matemáticos e computacionais, os alunos também aprendem estratégias para resolver problemas complexos (dividindo-os em partes mais simples, identificando e corrigindo erros) e aprendem, sobretudo, a nunca desistirem perante os desafios.”

De olhos postos no futuro, a São Pedro aposta igualmente noutro setor em crescimento, o da eletrónica aplicada à medicina, lançando, já no próximo ano letivo, o curso “inovador” de técnico de Eletrónica Médica.

No ranking de 2020, a Secundária São Pedro ficou na 109ª posição a nível nacional e em primeiro lugar no distrito de Vila Real. 

Apesar de não valorizar os rankings, por “apresentar uma visão redutora do trabalho realizado nas escolas”, Rita Mendes destaca o trabalho dos professores, que fizeram “um esforço enorme” para não deixar ninguém para trás. “Olho para o corpo docente desta escola com imenso respeito, porque, no meio de tantas adversidades, ninguém desistiu dos seus alunos, cada aula online era uma aula a sério”, sublinha a diretora, acrescentando que os resultados tiveram muito a ver com este investimento dos docentes. “A verdade é que nada se conquista sem trabalho.”

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.