Sábado, 18 de Maio de 2024
No menu items!

Especial Ensino: Escola abraça vários desafios para melhor formar e educar

A Escola Secundária S. Pedro pretende “dar todas as ferramentas” para ajudar o aluno a construir o seu projeto de vida. Para isso, está envolvida em vários projetos, dos quais destacamos o “Semente Amiga”, o “Justiça na Escola”, o “PCE” - Projeto Cultural de Escola, o “Erasmus+”, entre outros.

-PUB-

O “Semente Amiga” pretende fomentar na comunidade escolar o espírito de interajuda e solidariedade, preparando as crianças e os jovens para uma cidadania ativa, baseada nos afetos. Foram desenvolvidas várias iniciativas para apoiar famílias carenciadas, pessoas com deficiência, idosos e mães lactantes de África. “É um projeto que quer ajudar o outro e transmitir os valores da solidariedade e de voluntariado na comunidade escolar, em particular, os alunos”.

Já o “Justiça na Escola”, desenvolvido em parceria com o Tribunal da Comarca de Vila Real, é uma das caraterísticas identitárias da cultura desta escola, que abarca vários domínios, como os direitos humanos, a igualdade de género e a participação democrática no mundo do trabalho, entre outros.

Com várias etapas, há sessões de esclarecimento dinamizadas por magistrados do Ministério Público, que ajudam, por exemplo, a identificar situações de violência e conhecer o seu enquadramento legal. Têm sido feitas simulações de julgamentos, em que os alunos são desafiados a desempenhar algumas funções. Segue-se a análise e reflexão em sala de aula, em que se mostram as aprendizagens, que são depois difundidas na escola, através da revista e rádio escolar, edição de vídeos, fotografias, etc.

Já no segundo ano de implementação, o Projeto Cultural de Escola quer assumir-se “como um farol”, trazendo a arte para dentro da escola. Numa primeira fase, consistiu em abrir as portas da escola ao mundo da arte, realizando várias conferências, workshops, eventos em que são convidados atores (teatro, artes plásticas, fotografia, arquitetura, ilustração, design gráfico, dança e música) a interagir com a comunidade escolar. Numa segunda vertente estão a ser realizadas atividades para despertar a escola para as artes, que mostrem no interior e para o exterior que esta escola se encontra em processo de transformação, mas enaltecendo a sua tradição industrial e comercial, potenciando a descoberta de talentos “escondidos” dentro das suas portas.

O Erasmus+ tem vindo a crescer e, para além do intercâmbio entre alunos, a São Pedro tem priorizado a acreditação de programas de Erasmus VET, que garante aos alunos do ensino profissional “estagiarem no estrangeiro, ou receber alunos de outros países em Vila Real, de forma a adquirirem experiências enriquecedoras.

No próximo ano letivo, a aposta recai na atividade ‘Job Shadowing’ para professores, assistentes técnicos e operacionais, “permitindo a cada um investir na sua formação para obter melhores resultados na sua vida profissional”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS