Quinta-feira, 30 de Maio de 2024
No menu items!

Maio antes de abril: Ditadura nacional antecedeu a democracia

Em abril, celebrámos, com especial relevância, a chamada “Revolução dos Cravos” que ocorreu em 25 desse mês, em 1974.

-PUB-

Logo, festejámos os cinquenta anos da nossa democracia, regime que teve a mesma extensão temporal que teve o regime anterior a esse, o de ditadura nacional que evoluiu para o chamado “Estado Novo”. Altura para relembrarmos também agora a imposição do regime que nos governou de 1911 a 1974.

“As circunstâncias políticas da época, o parlamentarismo doentio desligado das realidades sociais do país, a incapacidade para avançar fosse o que fosse nas alterações da estrutura social, deixavam antever o monstro que, nas vésperas do 28 de Maio, aparecia como solução inevitável e salvadora e também como desfecho lógico para a crise”.
In “Diário de Lisboa”, de 27 de maio de 1976

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS