Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
No menu items!

Bombeiros Flavienses comemoraram 135 anos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses (AHBVF) celebrou o 135.° aniversário, no passado sábado (3).

-PUB-

O jantar de aniversário, que decorreu no Casino de Chaves, foi o ponto alto das comemorações, ocasião em que foram atribuídas condecorações a vários bombeiros e bombeiros, pelo percurso ao serviço da Associação Humanitária e da comunidade local.

Foram entregues medalhas de Grau Prata e Grau Ouro, destinadas a assinalar períodos de 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviço. Além destas medalhas, foi ainda atribuída ao chefe José Correia o Crachá de Ouro, uma das mais prestigiadas distinções atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra, que há vários anos é geminada da associação congénere flaviense, entregou à AHBVF uma placa comemorativa do 135.° aniversário.

Já o atual presidente da AHBVF, Nuno Chaves, foi surpreendido pelo corpo de bombeiros, encabeçado pelo comandante José Lima, com a entrega do Machado de Honra, a mais alta distinção atribuída pela Associação.

O dirigente desta entidade fez um balanço do trabalho desenvolvido desde 2016, que se traduziu num investimento superior a 1,1 milhão de euros, através da aquisição de viaturas e renovação e ampliação de infraestruturas. Anunciou também que “após um período de 8 anos como presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses, chegou o momento de sair, tal como o anunciara em 2019, aquando do anúncio da candidatura a um segundo mandato”.

No seu discurso, Nuno Chaves destacou que “nestes 135 anos, sempre que o telefone tocou ou a sirene ressoou, os Bombeiros Voluntários Flavienses foram sempre a caminho, pelo que este dia de aniversário contribui para recordar o empenho e a vontade indomável das mulheres e homens que, ao serviço desta Associação, promovem a assistência humanitária a quem dela necessita e representam a expressão máxima do voluntariado”.

O programa do aniversário, que teve início de manhã no quartel da AHBVF, incluiu o hastear da bandeira e a formatura, uma deslocação ao Cemitério de Chaves, para homenagear os elementos da Associação que faleceram ao longo de 135 anos de história e terminaram com o corte de bolo, com a cerca de duas centenas de convidados a cantar em uníssono os parabéns à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses, numa cerimónia em que marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, o comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Alves, e o dirigente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Luís Elias.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS