A cerimónia comemorativa contou com intervenções por parte do anfitrião, o presidente do Sardoal, Miguel Borges, Ana Vicente, das Infraestruturas de Portugal e do presidente da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, Luís Machado.
O autarca sardoalense realçou a importância deste projeto para os territórios trespassados pela mítica estrada, afirmando que “este interior de Portugal é tão bom, tão bom, tão bom, que até tem mar”.
Ana Vicente, coordenadora de Operação do Distrito de Santarém das Infraestruturas de Portugal, apresentou o trabalho realizado por aquela instituição, que demonstra o empenho da entidade gestora de grande parte da EN2 na conservação, manutenção, colocação de sinalética e requalificação da mítica estrada num valor de cinco milhões de euros no período de 2019-2024.
Luís Machado realçou a importância do envolvimento dos 34 concelhos associados da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, referindo “que é um gosto trabalhar o maior projeto de coesão territorial em Portugal”.
Foi ainda possível assistir à antestreia do documentário “EN2: A Estrada que nos une” que, em 60 minutos, transmite algumas das emoções e sentimentos que qualquer viajante poderá sentir ao longo da Estrada. Este documentário estará brevemente disponível nas salas de cinema e auditórios do país.
A Estrada Nacional 2 (EN2) foi identificada pela primeira vez no dia 11 de maio de 1945, data da publicação do Decreto-Lei nr.º 34.593, que instituiu o primeiro Plano Rodoviário Português.
Ao ligar Chaves a Faro, a EN2 tornou-se na maior estrada de Portugal – no total 739,260 quilómetros – atravessando 35 concelhos, distribuídos por 11 distritos, que podem ser percorridos quer a caminhar, quer a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana. Uma excelente forma de descobrir o interior de Portugal, explorando a cultura, a gastronomia e as tradições das diferentes regiões do país.