Arrancou ontem a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, promovida pelo município de Alijó. O certame, que conta com cerca de 40 expositores e meia centena de produtores, decorre, até amanhã, no Parque da vila e pretende “a mais importante e representativa montra do que melhor se produz no concelho”.
Na inauguração oficial da iniciativa, que contou com a presença de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, entre outras personalidades, José Paredes afirmou estar focado “num novo nicho que queremos criar em Alijó, os Vinhos dos Altos”.
“Enquanto os vinhos produzidos a cotas mais baixas já têm o seu reconhecimento mundial e percorreram um caminho substancial que, hoje, lhes permite arrecadar prémios internacionais de grande valor, nesta zona de planalto, há condições naturais para que surja uma nova oportunidade para novos vinhos, muito frescos, muito leves”, frisou o autarca.
Assim sendo, acredita que esta Feira “é uma oportunidade que se abre para os produtores de Alijó. O mercado já começa a reconhecer o valor destes vinhos e procura-os. É exatamente neste nicho que estamos focados”.
“Queremos promover este território planáltico de Alijó, com excelentes condições para vinhos brancos, associando-o, obviamente, aos produtos endógenos da zona de montanha. O município só tem de se associar aos produtores, aos interessados, aos empreendedores e dar-lhes esta oportunidade de os promover”.
O evento permite, por isso, promover a qualidade vínica existente no concelho. “É preciso mostrá-la. A Feira contribuirá para isso, à nossa escala, obviamente. Hoje em dia já se fazem muitas feiras de vinhos. Não queremos que seja mais uma ou uma feira grande. Queremos uma grande feira. Quem sabe, no futuro, não estará aqui um grande produto. Estou convencido que sim. Temos de agarrar essa oportunidade”, vincou o presidente da Câmara Municipal alijoense.
O certame conta com certa de 40 expositores dedicados a marcas de vinhos da região do Douro, bem como à gastronomia e produtos locais, como é exemplo o pão, o azeite e o fumeiro. O recinto conta, ainda, com uma zona de restauração, onde é possível saborear diferentes petiscos regionais.
O programa conta, ainda, com diversos concertos, de entrada gratuita, a cargo de nomes sonantes do panorama musical português. Depois da banda conimbricense “Os Quatro e Meia” ter inaugurado o palco da Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, a segunda noite de festa arrancará ao som dos D.A.M.A., num espetáculo acústico que terá como convidado especial o cantor Ivo Lucas. O programa prossegue com a DJ Rita Mendes.
Amanhã, o artista FF subirá a palco com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua. Segue-se o “arraial de encerramento” do certame, que contará com fogo de artifício.