Em comunicado, a GNR revela que na sequência de uma denúncia, dando conta de que uma raposa se encontrava no interior de um tanque de água, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde “foi possível confirmar a presença da raposa que se encontrava aparentemente debilitada e com sinais de ferimentos visíveis numa pata”.
Os militares da Guarda procederam ao seu resgate e transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD), para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), afirma que “tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.