Depois de sido dado como dominado ao início da tarde ontem, várias reativações voltaram a dar trabalho aos Bombeiros, em especial entre as aldeias de Reboredo e Cidadelha de Jales, que foram sendo controladas através de um contrafogo.
Ao início da noite, a autarquia de Vila Pouca de Aguiar avançava que o incêndio se encontrava sem frentes ativas, sendo que, pelas 21h00, os meios no local continuavam os trabalhos de “consolidação do incêndio, principalmente dos pontos críticos”.
Esta manhã, segundo ponto de situação feito pela Proteção Civil às 8h00, “o incêndio não tem pontos ativos, mas há duas áreas que inspiram maiores cuidados pela possibilidade de reacendimentos”.
Assim sendo, “mantêm-se as ações de consolidação e de rescaldo”, ações estas que decorrerão, continuadamente, “nas próximas 48 horas”, caso não se verifiquem “novos reacendimentos, considerando o aumento da temperatura e de vento que se prevê para o dia de hoje”.
De acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ocorrência encontra-se, agora, em fase de resolução e mobiliza, neste momento, 201 operacionais, apoiados por 58 viaturas e três meios aéreos.