Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022
Joana Moreira da Silva
Joana Moreira da Silva
Médica Veterinária. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Introdução de um novo gatinho em casa

Sabia que...por norma, o gato que dorme na sua cama é o gato dominante?

-PUB-

Costuma-se dizer que quem tem um gato, tem dois ou três. Mas esta adição será assim tão fácil? A resposta é não. Os gatos são animais territoriais e a entrada de um novo elemento desta espécie pode ser entendida como uma invasão e ameaça ao seu território.

A introdução de um novo felino deve ser feita de uma forma gradual de forma a evitar problemas relacionados com o medo e a agressividade. Antes de mais deverá duplicar os recursos de casa, nomeadamente o número de caixas de areia, comedouros, bebedouros, zonas de descanso e brinquedos, de maneira a que não sejam obrigados a partilhar os mesmos. Importante também é agendar uma consulta no veterinário, pois embora nos possam parecer saudáveis, os gatos podem ser portadores assintomáticos de algumas doenças graves que podem ser transmitidas a outros gatos.

Tenha também em consideração que é mais fácil a introdução de um gatinho do sexo oposto do que um gato adulto e do mesmo sexo. Como fazer a apresentação um ao outro? Durante os primeiros dias mantenha o novo gatinho isolado numa divisão da casa. Vá trocando objetos entre eles, como mantas ou brinquedos, para que conheçam o odor um do outro. Pode também acariciar um dos gatos e dar as suas mãos a cheirar ao outro.

Quando ambos estiverem habituados aos cheiros é o momento da aproximação. Coloque então o gatinho numa transportadora e no espaço do gato residente, de forma a que se consigam ver e cheirar.

Quando não houver sinais de agressividade entre eles, coloque-os juntos mas sempre sob observação, para poder intervir em caso de necessidade. Fale com eles carinhosamente e inicie uma brincadeira, como por exemplo, atirando uns biscoitos. Se houver medo ou comportamentos indesejados volte a iniciar todo o processo. Durante todo este período dê mais atenção ao gato residente, é importante que ele perceba que não está a ser substituído, mas pelo contrário, está a dar-lhe um novo companheiro para as brincadeiras e para as sestas. 

Mais Lidas

Jovem detido por tráfico de droga

ASAE encerra dois bares em Chaves 

Homem detido por tráfico de droga

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.