Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Joana Moreira da Silva
Médica Veterinária. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

A importância da hidratação

Um dos aspetos a que devemos dar mais atenção nos nossos animais de companhia é a hidratação.

-PUB-

Tal como nós, o seu corpo tem na sua composição uma grande percentagem de água, cerca de 60%, cujo papel é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma perda de 5% deste total já se torna percetível no seu estado físico.

Com certeza que já prestou atenção e observou o médico veterinário a levantar a pele do dorso do seu patudo. A prega de pele, assim designada, é feita no sentido de avaliar o estado de hidratação de um animal. Deste modo, uma pele desidratada tem perda de elasticidade e o seu reposicionamento torna-se mais demorado. Outros sinais podem ser visíveis como afundamento dos olhos nas pálpebras, gengivas secas, letargia, fraqueza e colapso.

A desidratação é potencialmente fatal e é uma condição comum a todas as doenças onde se manifestam vómitos e diarreia, pois ocorre perda de fluídos com diminuição da sua reposição. O calor excessivo também é outro fator que promove a desidratação. Torna-se imperativo educar o nosso animal no sentido de estimular a ingestão de água. Para ter uma ideia um gato e um cão devem beber diariamente 50 e 60ml de água por quilograma de peso vivo, respetivamente, o que corresponde a aproximadamente um copo de água para um gato adulto e 1,5 litros para um cão de 25kg.

No entanto estes valores poderão aumentar para níveis mais elevados quando as temperaturas a que estão sujeitos são elevadas. A distribuição de várias taças de água pela casa e em locais de fácil acesso, a colocação de fontes de água para os que gostam de água corrente e a administração de alimentos húmidos podem ser uma boa estratégia. Tenha o cuidado de manter a água sempre limpa e fresca, longe do alimento e em taças de tamanho adequado ao porte do animal.

Passeie o seu animal nas horas de menor calor e dê-lhe de beber durante as caminhadas ou durante as viagens.

E agora que já sabe mais sobre hidratação porque não fazer uma prega de pele e uma carícia nessa bola de pelo que tem aí em casa?

Sabia que… os animais jovens (cachorros e gatinhos) e os animais idosos são os que correm mais riscos devido a desidratação?

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.