Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Armando Moreira
MIRADOURO Ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Marcos do Património

No dia 14 de dezembro de 2001, foi o Alto Douro Vinhateiro – ADV, declarado pela UNESCO Património Universal da Humanidade, tendo em atenção os valores da sua paisagem evolutiva e viva. Por essa razão, esse dia, tem vindo a ser assinalado anualmente, com algumas cerimónias evocativas, no sentido de chamar a atenção da comunidade residente, para o significado deste galardão conferido por este organismo da ONU, que tanto responsabiliza a todos, no que concerne à defesa e valorização do seu património, em particular na manutenção do mosaico vinhateiro, tão caraterístico e emblemático que ele é, desde tempos imemoriais.

-PUB-

Desde 2011, aquando do décimo aniversário, decidiu-se que 14 de dezembro viesse a ser considerado como o Dia do Alto Douro Vinhateiro, e se promovessem iniciativas tendentes a envolver as populações dos Municípios em que se decidisse celebrar este aniversário. Como se sabe, a classificação abrange o território limítrofe do rio de 13 dos Municípios que constituem a Região Demarcada pelo Marquês de Pombal (1756), a mais antiga do Mundo.

Foi também assumido, pelo Gestor do Bem (a CCDRN) através da Missão Douro e da Liga dos Amigos do Douro (LAPPM), a conveniência em sinalizar com uma marca, no terreno de cada Município, a pertença a este emblemático território, o que se convencionou fazer através da

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.