Vinhais é o concelho onde começam, com a “Cabra e do Canhoto” de Cidões, e terminam, com os “Mil Diabos à Solta”, as festas transmontanas dos mascarados, que têm o ponto alto entre o Natal e o Carnaval e como símbolo os típicos caretos.
Os caretos dão lugar aos diabos, em Vinhais, numa tradição associada à quarta-feira de cinzas, mas que o município promove e transfere para o sábado seguinte para dar a oportunidade a mais gente de vestir o fato vermelho e participar no evento.
Os “Mil Diabos à Solta em Vinhais”, como divulgou a autarquia, começam com uma missa de imposição de cinzas, ao final da tarde, seguindo-se a procissão que atravessa a vila, com momentos teatrais.
O trajeto termina no Largo do Arrabalde, com a “Queima da Morte – Revelação do Rosto da Morte” e o “Quadro de Despedida – Até para o ano”.
A festa continua no pavilhão multiúsos, com tasquinhas e espetáculos musicais.
Para a tarde de sábado está também prevista a inauguração do Centro Interpretativo da Morte e do Diabo, na zona histórica da vila de Vinhais. Neste novo espaço, “os visitantes terão acesso a toda a história das mascaradas do concelho, com uma exposição de elevada qualidade, envolvente, atrativa e inovadora”, como refere o município, em comunicado.
A manhã começa em Vinhais com o Trail dos Diabos, que corresponde à terceira etapa do Campeonato Distrital da modalidade.