O município de Vila Pouca de Aguiar anunciou que irá investir 300 mil euros em regeneração florestal. Entre as prioridades do executivo está a plantação de folhosas de espécies autóctones, aumentar a capacidade de acolhimento de fauna em matagal e melhorar as florestas de ribeira.
Para tal, a autarquia procedeu a um acordo de execução das medidas junto dos representantes das comunidades locais, tendo protocolo estabelecido com os Conselhos Diretivos de Baldios de Monteiros, Capeludos, Parada de Monteiros, Telões, Pontido e Castelo, áreas onde decorrerão as intervenções.
De acordo com o município de Vila Pouca de Aguiar, “os investimentos financiados abrangem a intervenção inicial, relacionada com a plantação, preparação do solo, aquisição da planta e consequente plantação, bem como ações de manutenção a executar conforme as necessidades registadas nas parcelas intervencionadas”.
As medidas de regeneração de fauna e flora serão implementadas na sequência de um protocolo entre a Câmara Municipal aguiarense e a empresa Iberdrola, que detém o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, sendo que, segundo a autarquia, já foram realizados diversos investimentos no Alvão a este nível.