“Queremos combater as grandes causas do momento, o combate à emergência climática. Ambiente, educação e desenvolvimento económico são as nossas preocupações”, apontou Orlando Alves, de 69 anos, após a apresentação da sua recandidatura, no passado domingo, que contou com a presença do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.
No que toca ao ambiente, o candidato do PS explicou que as propostas estão relacionadas com “a alteração de comportamentos, individual e coletivamente, para defender o planeta da morte que tem já sobre a cabeça”.
O recandidato a Montalegre pretende, ainda, “expandir a rede concelhia de postos de carregamentos de carros elétricos para localidades e locais de apetência turística”.
Sobre o turismo, Orlando Alves destacou a vontade de dar início à musealização do troço da antiga mina da Borralha, na freguesia de Salto, para “tornar visitável e potenciar a promoção turística e económica”, a par da construção de hotéis em Montalegre e na Borralha. O socialista revelou, ainda, que pretende ampliar as zonas industriais de Montalegre e Salto.
O PS lidera a autarquia de Montalegre desde 1989. Nas eleições de 2017 conquistou cinco mandatos, contra dois da coligação PSD/CDS-PP. Além da candidatura de Orlando Alves, concorrem às eleições José Moura Rodrigues pela coligação ‘Todos por Barroso’ do PSD/CDS-PP e José Augusto Afonso pela CDU.