A maioria das admissões hospitalares por anafilaxia são desencadeadas por alimentos, verificando-se um pico destes eventos em idade pediátrica.
Existem oito principais alimentos envolvidos, são eles o leite, ovo, peixe, marisco, frutos secos, amendoim, trigo e soja. No entanto, pode haver outros a provocar alergias.
Dado que muitas reações anafiláticas em pediatria podem ocorrer em ambiente escolar, foi criado, em 2013, e com o apoio da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, o Projeto Multidisciplinar de Intervenção na Comunidade “Anafilaxia – como reconhecer e atuar”, um Protocolo Inter-Hospitalar abrangendo vários Serviços de Pediatria a nível nacional, incluindo o do CHTMAD, e que visa sensibilizar a comunidade escolar para este diagnóstico.
Assim, com o objetivo de melhorar o conhecimento e a abordagem da anafilaxia nas escolas, este projeto realiza ações de esclarecimento e de sensibilização acerca da anafilaxia, bem como a realização de exercícios de simulação com “canetas de treino”, a toda a comunidade escolar onde estejam inseridas crianças com diagnóstico de alergia alimentar grave.
Desde 2013, os pediatras da Consulta de Pediatria/Alergologia do CHTMAD já realizaram formação em dezenas de escolas e creches, trabalhando em articulação com a Saúde Escolar.
Face ao aumento da incidência de anafilaxia em idade pediátrica, é essencial que todas as escolas adotem políticas de redução do risco de exposição, conheçam os cuidados a ter no caso de crianças com alergia alimentar ou com outro tipo de alergia com potencial para anafilaxia e estejam capacitadas para atuar em situações de emergência.
Daí a importância desta interação que se estabelece entre o hospital, as escolas e a Saúde Escolar.