Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!
Delegação da Ordem dos Advogados de Vila Real
Delegação da Ordem dos Advogados de Vila Real
Escreve regularmente neste espaço.

Regime do estado de sítio e do estado de emergência

A Lei n.º 44/86 de 30 de Setembro, publicada no Diário da República n.º 225/1986, Série I de 1986-09-30, estabelece o famigerado regime do Estado de Sítio e do Estado de Emergência.

Até à exaustão se tem falado e comentado sobre o referido Estado de Emergência, pois importa esclarecer, antes de tudo, a sua mecânica legislativa, pelo que a declaração do Estado de Emergência compete ao Presidente da República e depende da audição do Governo e da autorização da Assembleia da República.

De seguida a tarefa herculanus do Governo para a execução da declaração do Estado de Emergência, que é de sua exclusiva competência, que dos respectivos actos manterá informados o Presidente da República e a Assembleia da República.

Já se percebeu que a referida lei deve, e num futuro muito próximo, atualizar-se face à situação pandémica vivida com a Covid – 19, sendo compreensível a sua desadequação à realidade, pois nos últimos 100 anos a humanidade não vive uma peste. 

Pelo que, a realização do Congresso do Partido Comunista Português, realizado a 27 a 29 de novembro, está em conformidade com o art.º 2 n.º 2 alínea e) “As reuniões dos órgãos estatutários dos partidos políticos, sindicatos e associações profissionais não serão em caso algum proibidas, dissolvidas ou submetidas a autorização prévia.”, bem como está em conformidade a desconvocação da Assembleia Geral da Ordem dos Advogados de 30 de Novembro.

Em ambos os casos se deveu ao exercício e ao não exercício de um direito de reunião, protegido pela Lei n.º 44/86 de 30 de Setembro, mas uma coisa é a legalidade em sentido restrito, outra é a avaliação e o juízo crítico que cada cidadão, na vertente política e na vertente profissional, pode e deve fazer, e que só no tempo certo se verá da bondade das decisões. 

Certo é que só com a análise jurídica da Lei por parte de um advogado é possível afirmar, revindicar e clamar por justiça!  

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS