Quinta-feira, 6 de Maio de 2021
Tags Fronteiras

Tópico: Fronteiras

PREMIUM

Reabertura das fronteiras terrestres — Renasce a esperança

Desde 1 de maio que as fronteiras terrestres com Espanha reabriram. O anúncio do primeiro-ministro coincidiu com o fim do estado de emergência e alargamento dos horários de funcionamento do comércio e restauração, setores muito afetados pela pandemia de Covid-19 e que agora podem recuperar o tempo e dinheiro perdidos, durante os últimos três meses de confinamento

Eurodeputados descontentes com estado das fronteiras transfronteiriças

José Manuel Fernandes, do PSD, e o espanhol Francisco Millán Mon, do PP, escreveram ontem cartas oficiais dirigidas a António Costa e a Pedro Sánchez a alertar para os “mais de 12 000 trabalhadores transfronteiriços” afetados diariamente.

Primeiro-ministro afasta reabertura para breve das fronteiras 

O primeiro-ministro afastou hoje o levantamento para breve das restrições de circulação nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, alegando que essa decisão será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança.

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a Junta da Galiza.

Espanha não abre fronteiras até dia 16 de abril

O governo espanhol irá manter o controlo fronteiriço com Portugal até, pelo menos, dia 16 deste mês devido à situação pandémica em ambos países, declaram em boletim oficial.

Controlo de fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até 5 de abril

O controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até 05 de abril devido à situação epidemiológica em Portugal e Espanha, mantendo-se os pontos de passagem autorizados (PPA) e os horários estabelecidos no período anterior.

PREMIUM

Euro Região debateu problema do encerramento de fronteiras

A crise da Covid-19 e o encerramento de fronteiras esteve em cima da mesa, numa reunião organizada pelo AECT da Euro região Galiza-Norte de Portugal (GNP – AECT) e onde a Eurocidade Chaves-Verín, AECT esteve presente.

Registadas nove medidas cautelares na fronteira entre Portugal e Espanha

O SEF cumpriu, nas últimas 24 horas, nove medidas cautelares em cinco dos 18 pontos de passagem autorizados (PPA), no âmbito do controlo de cidadãos nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, indicou hoje aquele serviço de segurança.
00:04:02

“É um prazer ver isto aberto”

Desde segunda-feira (8/02) que os cidadãos transfronteiriços têm autorização para atravessar a fronteira entre Sendim (Montalegre) e Baltar (Ourense) para desempenharem as suas atividades profissionais. A passagem neste ponto, muito reivindicado pelo município de Montalegre, é autorizada nos dias úteis entre as 6h e as 9h e as 17h e as 20h.
00:05:46

Portugueses e espanhóis “reatam” laços sociais e económicos

Desde o início de julho que as fronteiras entre Portugal e Espanha estão abertas, algo que as populações raianas ansiavam há muito para poderem retomar as suas vidas normais e reatar os laços transfronteiriços que as caracterizam.
00:02:28

Fronteira de Tourém/Randim reabriu parcialmente

Quase dois meses depois, os habitantes da localidade de Tourém em Montalegre podem retomar a sua vida normal com a abertura parcial da fronteira com Randim, Espanha, às 2ªs e 5ªs, das 6h às 8h e das 17h às 19h.

Mais lidas