Domingo, 26 de Setembro de 2021
Tags Minas

Tópico: Minas

Justiça e Futuro quer fixar jovens e zelar pela “persistência do concelho no tempo”

O Grupo de Cidadãos Eleitores Justiça e Futuro - J F, candidato à Câmara e Assembleia Municipal de Sabrosa, realizou ontem um comício, onde se destacaram as várias problemáticas do concelho

PREMIUM

Protesto contra as minas juntou dezenas de pessoas em Covas do Barroso

O acampamento de cinco dias em defesa do Barroso, que moveu cerca de 300 pessoas, culminou, no dia 18 de agosto, numa ação simbólica. Entre cartazes, palavras de ordem, cânticos, chocalhos, sacholas e bombos, reiterou-se a mensagem “Não à mina, sim à vida”

PREMIUM

Arruada contra as minas junta dezenas de pessoas em Covas do Barroso

O acampamento de cinco dias em defesa do Barroso, que moveu cerca de 300 pessoas, culminou, hoje, numa ação simbólica. Entre cartazes, palavras de ordem, cânticos, chocalhos, sacholas e bombos, reiterou-se a mensagem "Não à mina, sim à vida"

PREMIUM

População não desarma e promete luta contra minas que lhe “vão destruir a vida”

Ao som de buzinas, dezenas de pessoas em cima de tratores, motas e em carros uniram-se em protesto contra as minas que estão previstas para a região do Barroso

Tratores, carros e motos em marcha lenta de protesto contra as minas no Barroso

Em tratores, carros e motos, opositores às minas na região do Barroso juntaram-se hoje numa marcha lenta de protesto que atravessou aldeias que poderão ser afetadas pela exploração de volfrâmio projetada para a Borralha, concelho de Montalegre.

PREMIUM

Protesto contra as minas com tratores, carros, motas e caminhadas

“Em defesa das nossas terras” é o mote para a marcha de protesto

PREMIUM

Impactes da Mina no Barroso “serão baixos ou mesmo eliminados”

A garantia é da empresa Savannah, sublinhando que os impactes do projeto para a Mina do Barroso serão de “baixa incidência ou mesmo eliminados”.

Manifestação contra minas



APA diz que divulga informação da Mina do Barroso segundo regime jurídico de AIA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse hoje que assegura a divulgação da informação nos termos estabelecidos no regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), após críticas à falta de acesso a documentação sobre a mina do Barroso.

Fernando Queiroga diz que mina de lítio é uma “catástrofe”

O presidente da Câmara de Boticas classificou hoje como "uma catástrofe" a exploração de lítio prevista para o concelho e salientou que esta mina vai contra o Património Agrícola Mundial, distinção conquistada pelo Barroso há três anos.

Consulta pública para concessão mineira da Borralha adiada por 8 dias

A consulta pública para a atribuição da concessão mineira da Borralha, concelho de Montalegre, foi prorrogada até 26 de abril, após movimentos e associações terem pedido a sua anulação devido ao estado de emergência.

PREMIUM

3 mil hectares ardidos em oito dias

O mês de março tem sido um inferno no concelho de Montalegre, com o registo de vários incêndios rurais, com várias ignições por dia.

Boticas discute lítio com a Povo e Natureza do Barroso

A reunião do passado dia 24 com a associação ambiental deveu-se a “preocupações relativamente a uma eventual exploração de lítio na região”.

Os Verdes reclamam “grave situação” ambiental das minas do Portelo

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) exige uma solução urgente para os problemas ambientais causados aos cursos de água da região pelas minas do Portelo, em Bragança.

Anunciado plano para resolver abatimentos de Campo de Jales

Após várias reuniões entre a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a câmara de Vila Pouca de Aguiar, foi desenvolvido um plano cujas intervenções devem arrancar daqui a seis meses.

Minerália quer retomar extração de volfrâmio nas Minas da Borralha em Montalegre

A Minerália quer reaproveitar área da antiga mina da Borralha, Montalegre, para a extração de volfrâmio no âmbito de um projeto que “almeja a sustentabilidade”, prevê investir mais de 10 milhões de euros e criar 50 empregos diretos.

Retoma da exploração de volfrâmio em Montalegre com receção polarizante

A exploração de volfrâmio poderá ser retomada nas Minas da Borralha, Montalegre, através de um projeto da empresa Minerália que localmente é considerado importante para a atividade económica e é também contestado pelos impactos que poderá provocar.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS