A União Geral de Trabalhadores (UGT) de Vila Real celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma visita às forças de segurança do município. Nas passagens pela GNR, PSP e Bombeiros da Cruz da Branca, foram entregues lembranças e mensagens de agradecimento às profissionais que “arriscam as suas vidas, diariamente, para proteger a população”.
“Quisemos aproveitar a ocasião para agradecer, in loco, o trabalho prestado à comunidade e, claro, para revelar que não há setores estritamente de homens ou de mulheres”, afirmou Nataniel Araújo, acrescentando que “com este tipo de iniciativas, queremos mostrar que as mulheres podem ser o que elas quiserem, apesar das dificuldades de acesso a algumas carreiras, e encorajar outras mulheres a integrarem este tipo de setores”.
Em jeito de conclusão, Nataniel Araújo admite que “elas sentem-se empoderadas por estarem num setor dominado por homens”, indicando, por exemplo, que na GNR, o Comando Territorial de Vila Real conta com 49 mulheres, num total de cerca de 700 militares.