Domingo, 22 de Maio de 2022

Várias famílias despejadas por ocupação ilegal de habitação

Cerca de 10 famílias foram hoje despejadas no Bairro das Alagoas, conhecido como Bairro Verde, na cidade de Peso da Régua.

Começou tudo há dois anos, com a pandemia, como explica Alexandra Vagaroso, a advogada que tem acompanhado o caso.

“Eles viviam todos juntos, em casas sobrelotadas. Com a pandemia, e tendo em conta que dessa forma não conseguiam garantir as condições pedidas pela DGS. Falou-se com o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) de Peso da Régua e disseram que havia casas disponíveis, fechadas há cerca de 15 anos”.

As casas em questão, “estavam fechadas e a precisar de obras”, adianta, acrescentando que “estas famílias mostraram-se disponíveis para fazer as obras necessárias e a pagar renda”. Até hoje, “tentámos de tudo para que fossem encetados os contratos de arrendamento, mas nunca chegou a acontecer”.

“Os funcionários do IHRU vinham cá, sabiam que estas famílias estavam cá e agora acabaram por despejá-las”, conta, referindo que “isto é uma vergonha”.

Uma das visadas é Tânia Soares. Admite que “estávamos aqui de forma ilegal sim, mas a pagar a água e a luz”, salientando que “queríamos pagar renda, mas nunca nos trataram disso”.

Mãe de três filhos, de 5, 11 e 15 anos, “não tenho para onde ir. Vou fazer aqui uma barraca”.

Notícia desenvolvida na edição de 19 de maio

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.