Domingo, 13 de Junho de 2021
©Arquivo

Vitivinicultura, enoturismo e mercados em debate

O congresso internacional de vitivinicultura Infowineforum, que arranca na terça-feira, em Vila Real, estreia-se num formato presencial e ‘online’, e vai debater o enoturismo, mercados, alterações climáticas e como cuidar das vinhas para que vivam 100 anos.

-PUB-

Organizado pela empresa Vinideas, sediada em Vila Real, a oitava edição do congresso vai decorrer até quarta-feira, em formato híbrido (presencial e ‘online’), devido à pandemia de covid-19, e será transmitida através de um canal exclusivo.

Leonor Santos, responsável pela Vinideas, explicou que o tema “More, Better, Greener” – produzir mais, melhor e de forma mais sustentável – resume “muitas das preocupações atuais do setor, o qual de forma inovadora e criativa pretende potenciar e evidenciar a qualidade dos vinhos portugueses, bem como as condições ímpares que Portugal tem para o enoturismo”.

“O nosso congresso sempre foi dirigido ao setor da viticultura, enologia e mercados e, este ano, reforçamos mais os mercados e tentamos ser mais abrangentes, trazer mais áreas transversais e vamos dar ênfase ao enoturismo, pensamos que é muito importante para a nossa região, o Douro”, afirmou à agência Lusa.

Durante o congresso serão feitas apresentações técnicas sobre os mais recentes desenvolvimentos no setor da vinha e do vinho, mercados e tendências, sustentabilidade dos recursos naturais, marketing digital e boas práticas comportamentais ao nível da gestão dos recursos humanos.

Entre os 40 oradores de países como os Estados Unidos da América (EUA), Brasil, Itália, França, Espanha e Portugal, estão Luigi Moio, da Universidade de Nápoles e vice-presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que vai falar sobre o efeito das alterações climáticas no aroma dos vinhos, e aquele que é conhecido como “cuidador de vinhas” Julian Palácios, que vai ajudar a perceber “como cuidar das vinhas para que voltem a viver 100 anos”.

“A par, temos de conhecer cada vez melhor, os nossos mercados e os nossos clientes. Temos de usar todas as ferramentas disponíveis e perceber como os novos desenvolvimentos, por exemplo na neurociência, podem ser surpreendentemente úteis para impulsionar a nossa atividade”, salientou ainda a organização.

O Infowineforum tem como objetivo “valorizar a investigação no setor vitivinícola, quer pública, quer privada, salientando a sua importância na inovação e na formação avançada dos profissionais do setor, promovendo ativamente a ligação entre as universidades e a indústria”.

Na edição 2021, a região convidada do evento é Braga, cidade considerada o melhor destino Europeu este ano, e no Teatro Municipal de Vila Real, onde decorre o congresso, haverá ainda um espaço de venda de livros da área, bem como decorrerá a prova de vinhos “Além da Ânforas, a tradição da Toscana e do Alentejo”, por Monica Rossetti, da Rossetti Enologia, e Catarina Vieira, da Herdade do Rocim.

A primeira edição do Infowineforum realizou-se em 2008, tem um formato bienal e não se realizou em 2020 devido à pandemia, tendo sido adiado para este ano.

O congresso é realizado em colaboração com a revista digital de viticultura e enologia Infowine, editada em seis idiomas, sendo a revista técnica na área dos vinhos mais lida do mundo, com aproximadamente 58 mil leitores.

A Vinideas, criada em 2002, é uma empresa que tem como missão difundir informação técnica e científica para o setor vitivinícola.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.