Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Aeródromo à espera de “luz verde” da ANAC

Desde julho de 2019 que a pista do aeródromo de Vila Real está fechada ao tráfego de aviões. Quase três anos depois, só falta a luz verde da ANAC para que a situação volte ao normal.

Esta segunda-feira, à margem de uma visita às obras no Pavilhão Diogo Cão, o presidente da Câmara de Vila Real falou da intervenção feita na pista do aeródromo. Para que os aviões voltem, diz que falta apenas “luz verde por parte da ANAC”.

“As obras que eram da competência da câmara municipal estão concluídas”, indica, referindo que “estamos à espera que a ANAC dê luz verde para que a operação da carreira aérea possa ser retomada. É algo que pode acontecer a qualquer momento”.

A pista foi interdita a aviões em julho de 2019, devido ao risco de abatimento. “Foi uma obra muito mais profunda do que inicialmente se dizia. A pista foi toda repavimentada, reforçada e drenada. Foi uma obra de grande complexidade”, explica o autarca, admitindo que “a obra foi mais cara que o previsto”.

De destacar que, de acordo com a SevenAir, empresa responsável pela carreira aéra Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, era em Vila Real que embarcava mais gente, cerca de 86% da ocupação do avião, com capacidade para 18 passageiros. Sem paragem em Vila Real, a ocupação fica-se pelos 45%.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.