No dia 21 de novembro, a Comissão de Humanização, em colaboração com a equipa especializada na intervenção bilíngue com alunos surdos do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, organizou uma ação de sensibilização para os colaboradores do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).
A iniciativa teve como tema “Mãos que Comunicam” e decorreu no auditório do hospital de Chaves.
O objetivo desta ação foi “refletir sobre o atendimento das pessoas surdas nos serviços de saúde”, explica o CHTMAD, em comunicado, acrescentando que “foram identificados os principais problemas e partilhadas soluções que visam minimizar as barreiras de comunicação no acesso aos cuidados de saúde”.
Foi ainda abordada a importância de “promover a articulação entre as equipas clínicas e pedagógicas, no sentido de estreitar trabalho que possibilite melhorar e agilizar o encaminhamento de bebés e crianças surdas, para uma resposta educativa precoce e adequada”.
“Ficou fundamentada a importância do conhecimento do trabalho desenvolvido nas Escolas de Referência para a Educação Bilingue (EREB), pelas equipas clínicas do centro hospitalar. As EREB constituem uma resposta educativa especializada com o objetivo de implementar o modelo de educação bilíngue, onde se promove a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e do Português oral e escrito, com metodologias específicas”, explica o CHTMAD.
O Centro Hospitalar acredita que com o envolvimento e articulação entre os vários intervenientes (equipas clínicas, equipas das EREB, as Equipas Locais de Intervenção e as famílias), seja possível “promover um desenvolvimento pleno e atempado das crianças surdas e, consequentemente, contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”.