Quarta-feira, 6 de Julho de 2022
ACES Douro Norte
ACES Douro Norte
Profissionais do ACES Douro Norte escrevem regularmente neste espaço

Cuide do seu coração com a alimentação

Em maio, comemora-se o mês de algo tão indispensável como é o nosso coração. Cada vez mais se torna importante cuidarmos dele. Infelizmente, na Europa as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo a alimentação inadequada responsável por metade dessas mortes.

-PUB-

É necessário haver um esforço conjunto para tentar contrariar estes resultados.

As doenças cardiovasculares podem ser evitadas por simples alterações nos hábitos alimentares. Uma alimentação promotora de saúde cardiovascular traduz-se no consumo diário de produtos alimentares de origem vegetal, em detrimento do consumo excessivo de produtos de origem animal. Deve-se também privilegiar a ingestão de cereais integrais, frutos gordos, sementes, leguminosas, peixe e produtos lácteos com menor teor de gordura. No que diz respeito à gordura, esta deve ser de preferência insaturada, sendo por isso o azeite a gordura de eleição, associada ao efeito protetor de doença cardiovascular, quando utilizada dentro das recomendações. Os produtos processados ricos em açúcares livres, gorduras saturadas, gorduras trans e sal, e pobres em vitaminas e minerais devem ser assinalados como os principais vilões para a saúde cardiovascular. 

Dado que estamos a abordar a salubridade do nosso coração, é imprescindível mencionar a tão famosa Dieta Mediterrânica, considerada atualmente como o padrão alimentar e estilo de vida promotor de saúde cardiovascular. Alguns princípios deste padrão alimentar já foram supracitados, contudo importa reforçar o consumo de alimentos sazonais, locais e a prática de exercício físico.

A definição e implementação de políticas alimentares que garantem o acesso igualitário a alimentos saudáveis no espaço europeu é primordial. É fundamental cuidarmos do nosso coração, não só no mês de maio, mas sempre.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.