Em comunicado, o Comando Territorial de Vila Real explicou que no decurso de uma ação de fiscalização no âmbito da Operação “Artemis 2023”, os militares da Guarda, ao abordarem um indivíduo numa zona de caça, verificaram que se encontrava na posse de munições proibidas, vulgarmente designadas por “zagalotes”.
No seguimento das diligências policiais o suspeito foi detido e “foram apreendidos dois cartuchos de zagalote e uma licença de uso e porte de arma”.
O detido foi constituído arguido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Real na segunda-feira, onde lhe foi aplicada a suspensão provisória do processo por um período de sete meses, mediante a aplicação de uma sanção pecuniária.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), refere que “tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.