Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Em dia de Santa Luzia cumpriu-se a tradição do pito

Em Vila Real, dezembro começa com uma tradição de fazer crescer água na boca. No dia de Santa Luzia, as mulheres dão o pito aos homens, um doce feito com recheio de abóbora. Em fevereiro, eles retribuem com a gancha

-PUB-

No dia 13, junto à capela de Santa Luzia, em Vila Nova, a tradição de “dar o pito” voltou a cumprir-se.

Logo à chegada, uma tarja indica que “aqui nasceu a tradição dos pitos de Santa Luzia”. Subindo a rua, vários stands têm à venda o tão afamado pito, um doce típico de Vila Real, feito com recheio de abóbora.

A tradição “já é muito antiga”, conta Maria Elisa, que faz pitos desde os 20 anos. “As mulheres, no dia de hoje, dão o pito aos homens e eles retribuem com a gancha, em fevereiro”, conta, revelando que “para hoje, fiz cerca de 1200 pitos e já vendi quase tudo”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS