Na lista das 7 escolas participantes do distrito encontram-se a Escola Básica de Santa Marta de Penaguião, a Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto, a Escola Básica e Secundária de Murça, a Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães (Chaves), a Escola Profissional de Chaves – Associação Promotora do Ensino Profissional para o Alto Tâmega, Escola Secundária Morgado de Mateus (Vila Real) e a Escola Secundária São Pedro (Vila Real).
Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os estabelecimentos de ensino do distrito reuniram 9.075 quilos de equipamentos elétricos, oito quilos de lâmpadas e 328 quilos de pilhas.
Este esforço irá traduzir-se num prémio em dinheiro no valor de 479 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 375 euros.
Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao ano letivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.
“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinha o Diretor-geral do Eletrão, Pedro Nazareth.
A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.