Sábado, 27 de Julho de 2024
No menu items!




Falta de mão de obra “é o principal problema” da Construção Civil

Apesar de o setor da construção estar a assistir a um “expressivo crescimento” no mercado das obras públicas, o certo é que falta gente para trabalhar nas obras. Os dados do Sindicato da Construção de Portugal revelam que, nos últimos sete anos, saíram do país cerca de 300 mil trabalhadores da construção civil, dos quais 16 mil são engenheiros civis.

-PUB-

Para combater esta saída de mão de obra qualificada, o sindicato propõe que o salário de um carpinteiro, por exemplo, passe dos atuais 780 euros mensais para 950 euros e que o de um engenheiro recém-formado passe dos atuais 1.100 euros para 1.300 euros.

Albano Ribeiro, da direção do Sindicato da Construção de Portugal, disse à VTM que “à medida que a mão de obra vai envelhecendo no setor, não há trabalhadores a ser formados, nem nenhuma entidade a formar. Antigamente havia em todas as capitais de distrito um centro de formação, hoje não há nenhum”, lamentou, apontando soluções para resolver o problema “gravíssimo” de falta de mão de obra. “Entregámos à Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) uma proposta para aumentos de 200 euros para os profissionais, que continuam a ter salários muito baixos.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em




APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS




Mais lidas




ÚLTIMAS NOTÍCIAS