Quarta-feira, 29 de Março de 2023
No menu items!

Filandorra “faz um cemitério” em protesto contra falta de apoio

Hoje de manhã, em frente ao Tribunal de Vila Real, a companhia de Teatro Filandorra colocou 13 cruzes para simbolizar os 13 projetos que poderão não subir ao palco devido à falta de apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes), apesar de ter tido uma classificação de 74,02%.

-PUB-

David Carvalho, diretor da companhia de teatro, referiu que este protesto simboliza “um cemitério de cultura em Trás-os-Montes. São todas a produções dos autores que estão no nosso quadriénio, na candidatura, e que metaforicamente estão sepultados na relva verde, mas em frente a um tribunal. Esta imagem apela ao bom sentido de honra da justiça de Trás-os-Montes”.

O mesmo responsável acrescentou que poderá significar “o ato final da luta” que hoje se inicia e que poderá acabar no Tribunal Administrativo.

Neste momento, a Filandorra tem 18 elementos, 11 dos quais efetivos, entre atores técnicos, produção e direção artística, que tem o futuro incerto. “Apesar de termos uma boa retaguarda e estarmos bem institucionalizados na região, vai ser difícil manter toda a equipa. Estão ali trabalhadores efetivos e metade terá de ir para o desemprego e o Estado vai gastar mais”, lamentou David Carvalho.

A companhia de Teatro juntou-se ao “Protesto pelas Artes” que junta dezenas de pessoas em frente à Assembleia da República, em Lisboa, onde decorre a audição parlamentar do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.