Foi durante a última assembleia municipal que a questão foi abordada, depois do Partido Socialista apresentar uma moção, a exigir que se trave a retirada de serviços do hospital de Mirandela.
Em causa, o risco daquela unidade perder algumas cirurgias de ambulatório para Macedo de Cavaleiros e Bragança.
O PS diz ter conhecimento da existência de pressão para forçar a retirada de cirurgias de otorrino e oftalmologia de Mirandela e deslocá-las para as unidades de Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Luís Soares, presidente da junta de Mirandela, não esconde a revolta, referindo que “se é uma Unidade Local de Saúde, não é só retirar serviços do hospital de Mirandela. Porque é que também não vão a outros hospitais, como Macedo e Bragança, que têm um número significativo em áreas de medicina interna e de cirurgia, e porque não podem ser recolocados mediante as necessidades neste hospital, porque é que só acontece o contrário”, questiona.
Perante este cenário, o Grupo municipal do PS apresentou a moção “Pela manutenção, valorização e melhoria dos serviços de saúde em Mirandela”, que foi aprovada, por unanimidade.
A moção foi, entretanto, enviada para a administração da ULS do Nordeste, para a direção executiva do SNS, para a ministra da Saúde e para todos os grupos parlamentares da Assembleia da República.
Notícia desenvolvida na edição de 15 de maio





