O objetivo da intervenção, que custou 2,1 milhões de euros, foi valorizar a área junto a este ex-libris religioso do concelho, com a criação de uma zona verde, enquadrada com os edifícios religiosos, coretos e palco já existentes.
O Parque de Lazer da Ribeira da Levandeira ali criado conta ainda com um percurso da Via Sacra, dotado com informação digital, e as obras contemplam igualmente um parque de merendas no terreno afeto à linha de água, a Ribeira da Levandeira, lugares de estacionamento para veículos ligeiros e pesados e soluções que garantam a acessibilidade a todos.
Para o Município este é um projeto que “dignifica aquela zona da cidade”.
A obra criou “condições favoráveis à circulação das pessoas, à valorização do espaço como espaço de lazer e dará outra dignidade às festividades de Nossa Senhora da Saúde”, considerou o presidente do município, Amílcar Almeida.
A inauguração das infraestruturas contou com a bênção do Bispo de Vila Real, D. António Augusto, e do padre Leonel Reis.
A obra intitulada Parque de Lazer da Ribeira da Levandeira foi financiada em 85% no âmbito do FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Norte 2020.