Segundo Miguel Fonseca, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Vila Real, em declarações à VTM, num ponto de situação feito há minutos, “neste momento temos algumas pequenas reativações e pessoal a trabalhar nelas”, frisou.
“Estamos a consolidar, com apoio de máquina de rastos, cerca de 10% da área de incêndio. Podemos dizer que temos cerca de 90% do incêndio dominado. A esta hora do dia, tendo em conta o calor, começamos a ter alguns reacendimentos, que nos preocupam”, vincou Miguel Fonseca.
“Neste momento estamos a trabalhar a frente de Bustelo, que estamos a consolidar”. No local encontram-se 199 operacionais, apoiados por 60 viaturas e um meio aéreo, ativado esta manhã.
O incêndio deflagrou por volta das 14h de sexta-feira, junto à aldeia de Bustelo, e chegou a ser dado como dominado durante a madrugada deste sábado. Porém, ao início da tarde de ontem, dois reacendimentos associados às condições meteorológicas, vento forte e temperaturas altas, voltaram a fazer soar os alarmes. Várias aldeias foram ameaçadas pelo fogo e uma casa de primeira habitação foi tomada pelas chamas em Vilela Seca.