Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Incêndio em Bustelo praticamente dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Bustelo, concelho de Chaves, e ontem ameaçou várias aldeias está, agora, "cerca de 90% dominado"

-PUB-

Segundo Miguel Fonseca, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Vila Real, em declarações à VTM, num ponto de situação feito há minutos, “neste momento temos algumas pequenas reativações e pessoal a trabalhar nelas”, frisou.

“Estamos a consolidar, com apoio de máquina de rastos, cerca de 10% da área de incêndio. Podemos dizer que temos cerca de 90% do incêndio dominado. A esta hora do dia, tendo em conta o calor, começamos a ter alguns reacendimentos, que nos preocupam”, vincou Miguel Fonseca.

“Neste momento estamos a trabalhar a frente de Bustelo, que estamos a consolidar”. No local encontram-se 199 operacionais, apoiados por 60 viaturas e um meio aéreo, ativado esta manhã.

O incêndio deflagrou por volta das 14h de sexta-feira, junto à aldeia de Bustelo, e chegou a ser dado como dominado durante a madrugada deste sábado. Porém, ao início da tarde de ontem, dois reacendimentos associados às condições meteorológicas, vento forte e temperaturas altas, voltaram a fazer soar os alarmes. Várias aldeias foram ameaçadas pelo fogo e uma casa de primeira habitação foi tomada pelas chamas em Vilela Seca.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.