Ainda assim, “quando começou a guerra na Ucrânia, eu esperava que as coisas corressem pior do que correram”, confessa Luís Aguiar-Conraria, professor de economia na Universidade do Minho, explicando que “ainda que tenha havido impacto na inflação e nas taxas de juro, o desemprego não disparou. Normalmente, quando há uma crise económica o emprego é o mais afetado, o que não se verificou. A economia aguentou-se bem”.
Para este docente, “o problema agora é que toda a Europa está com as economias estagnadas, o que não ajuda, tendo em conta que somos um país exportador”. Ainda assim, “enquanto o desemprego não disparar, não temos porque ser pessimistas”, afirma.
INFLAÇÃO
Inflação é um termo da economia que se refere ao aumento generalizado de preços de bens e serviços, ou seja, alguns preços sobem, outros descem. Ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços e não apenas de artigos específicos. Significa que, com um euro, se compra menos hoje do que ontem, e isso é fácil de perceber numa simples ida ao supermercado.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar