Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
No menu items!

INFLAÇÃO: 2022 “não foi assim tão mau”

A economia portuguesa, assim como a mundial, vive “momentos desafiantes”. Em 2020, o mundo parou por causa da Covid-19 e com o confinamento muitas empresas viram-se obrigadas a funcionar a meio gás ou até a fechar portas.

-PUB-

Ainda assim, “quando começou a guerra na Ucrânia, eu esperava que as coisas corressem pior do que correram”, confessa Luís Aguiar-Conraria, professor de economia na Universidade do Minho, explicando que “ainda que tenha havido impacto na inflação e nas taxas de juro, o desemprego não disparou. Normalmente, quando há uma crise económica o emprego é o mais afetado, o que não se verificou. A economia aguentou-se bem”.

Para este docente, “o problema agora é que toda a Europa está com as economias estagnadas, o que não ajuda, tendo em conta que somos um país exportador”. Ainda assim, “enquanto o desemprego não disparar, não temos porque ser pessimistas”, afirma.

INFLAÇÃO

Inflação é um termo da economia que se refere ao aumento generalizado de preços de bens e serviços, ou seja, alguns preços sobem, outros descem. Ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços e não apenas de artigos específicos. Significa que, com um euro, se compra menos hoje do que ontem, e isso é fácil de perceber numa simples ida ao supermercado.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.