Quarta-feira, 10 de Junho de 2026
Ascenso Simões
Ascenso Simões
Ex-Secretário de Estado e ex-Deputado

Licenciamento da actividade empresarial

O Governo aprovou o regime relativo à actividade de inspecção de veículos automóveis. E parece que o objectivo será liberalizar. Não seria mais adequado que essa competência passasse para os municípios?António Gomes

A actividade relativa à inspecção de veículos é ainda relativamente recente em Portugal. Decorrendo de obrigações comunitárias, os governos do PSD, primeiro, e do PS, depois, consagraram um regime de protecção. Em boa verdade, esse regime de protecção fez com que existissem, unicamente, em Portugal, dois grupos que detém mais de 70% do negócio.

Para além de uma contingentação territorial, uma vez que havia limites para a instalação de novos centros e há quase dez anos que o mercado se mantém inalterado, os preços praticados são tabelados e semelhantes em todos os centros existentes.

Nos últimos anos, as autarquias têm vindo a questionar a não abertura de novos centros. Ao mesmo tempo, as associações e

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

-PUB-

Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

ARTIGOS do mesmo autor

Uma nova vida para Vila Real

Vila Real 2035

Mais uma grande superfície?

O padrão não é a Nação

O incêndio de Alijó

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas