Sexta-feira, 7 de Maio de 2021

Mouçós e Lamares uma união solidificada

Especial Freguesias Mouçós e Lamares | Em 2013, a reorganização administrativa ditou que o território da vizinha freguesia de Lamares se agregasse ao de Mouçós, passando assim o conjunto a designar-se, oficialmente, como União de Freguesias de Mouçós e Lamares, “um processo já solidificado e aceite por todos, uma vez que as localidades se acolheram mutuamente”, salienta Hélder Afonso, presidente da referida união de freguesias.

Para além da simples junção da área territorial, as suas gentes viram a riqueza histórica e cultural de cada freguesia complementar-se. De perfil periurbano, onde as atividades rurais e urbanas se misturam, este território agrega 26 lugares, sendo considerada “a maior freguesia rural do concelho de Vila Real”.

Hélder Afonso exerce o cargo de presidente desde 2017 e, quando aqui chegou, o objetivo era muito claro: acrescentar valor à freguesia. “O nosso maior objetivo era trazer para a centralidade de Mouçós e Lamares uma freguesia moderna, acrescentando valor através da disponibilização de serviços modernos e digitais, que pudessem servir a população”. Com uma proposta de valor assente na proximidade e na satisfação das necessidades dos residentes, o responsável considera essencial a constante interação entre a junta de freguesia e a sua população, defendendo a prática de serviços num horário alargado, de forma a criar dinâmica no próprio espaço. “A ideia passou por facilitar a vida às pessoas, promovendo um conjunto de serviços que satisfizessem as suas necessidades e que pudessem dar vida à própria freguesia”.

A modernização digital, a proximidade e a aposta no desenvolvimento local são os pilares que alicerçam a estratégia do atual executivo. Os residentes que não se possam deslocar à sede da junta de freguesia, podem solicitar, através do website institucional ou contacto telefónico, o tipo de serviço que pretendem, como é o caso da emissão de declarações ou atestados, e de uma forma rápida o colaborador responsável remete a documentação via e-mail, simplificando este processo.

Website da UF de Mouçós e Lamares:
http://www.ufmoucoslamares.pt 

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.