Terça-feira, 21 de Março de 2023
No menu items!
Ricardo Almeida
Ricardo Almeida
Professor e Empreendedor Social

O utilitarismo (ou oportunismo) de Moedas e Montenegro?

A volatilidade discursiva que vai expressando a mundividência da direita democrática portuguesa foi surpreendida pela introdução de pequenos radicalismos que constroem as declarações subjetivas dos seus responsáveis políticos.

-PUB-

Os comentários de Carlos Moedas, a propósito do incêndio na Mouraria (que infelizmente fez duas vítimas mortais), e relativos à imigração são reveladores de uma inflexão brusca à expectável e normal crítica política. Acresce ainda que, quase em uníssono, Luís Montenegro contribuiu com declarações polémicas sobre a mesma temática, reforçando assim um quadro político mais extremado, resultando em várias interpretações.

A arquitetura política no campo da direita portuguesa constitui um desafio complexo para o PSD (Partido Social Democrata). A reação, esperada e previsível, como uma tentativa de radicalização do discurso político, em matérias sensíveis como a imigração, apesar de constituir uma tendência recorrente dos partidos centro-direita na Europa, em nada belisca a base eleitoral da extrema-direita, valendo uma crítica direta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referindo que “declarações muito emocionais em cima de casos correm o risco de ser irracionais”.

A visão de que é necessário um filtro setorial para a imigração, como se o Estado português se comportasse como o recrutador do setor de recursos humanos de uma qualquer empresa, ou mesmo da procura de um “match” cultural com outra comunidade como uma qualquer plataforma digital, é ilustrativo das dificuldades de posicionamento político do PSD no jogo democrático.

As sondagens são apetecíveis, o discurso é ambíguo e a confusão na base social moderada do PSD é evidente, a diferenciação política vem com a coragem de querer fazer diferente sem nunca abdicar do edifício de princípios que os partidos democráticos nunca deveriam pôr em causa.

“As ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida em que tendem a promover o reverso da felicidade”, Stuart Mill.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.