Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Presidente da Liga enganou-se voluntariamente

Na última crónica quinzenal que assino neste Semanário reproduzi partes de uma carta de seis páginas, nas quais o Presidente da Liga reconhece ter sido minha e da ANCU, que fundei a paternidade da ideia de construir, em Lisboa, um Monumento, em homenagem aos Combatentes do Ultramar, que morreram em Combate. Antes da sua assinatura, […]

-PUB-

Na última crónica quinzenal que assino neste Semanário reproduzi partes de uma carta de seis páginas, nas quais o Presidente da Liga reconhece ter sido minha e da ANCU, que fundei a paternidade da ideia de construir, em Lisboa, um Monumento, em homenagem aos Combatentes do Ultramar, que morreram em Combate. Antes da sua assinatura, nessa carta de seis páginas, o General Chito Rodrigues afirmou, ipsis verbis:

«Registo que não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, mas apenas através das suas dicotomias com o General Altino de Magalhães».

Esta inverdade, para não chamar mentiroso a um General, demonstro-a com esta foto que foi obtida na sessão solene do 28º aniversário da Associação Nacional dos Combatentes (ANCU), em Tondela, dia 12/9/2010. Na mesa de honra do Auditório Municipal encontravam-se, entre outras entidades: além do presidente da Liga (em questão), eu próprio, mais o presidente da câmara local e o presidente da Direção da ANCU, António Ferraz. Procurei ocultar nela, os restantes membros da mesa. Com cerca de meio metro de distância, estivemos, lado a lado, eu (à direita, na foto), o presidente da Liga, (à esquerda). Ambos usámos da palavra. Eu como sócio nº 1 e como autor da ideia do monumento. Chito Rodrigues em representação da Liga dos Combatentes. Atrás de nós, os estandartes das associações presentes. Como pode um general do Exército não ver passar, nem identificar um “inimigo”, assentado a seu lado?

Mais Lidas | opinião

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.