Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Projeto quer ir “além da investigação criminal” em casos de violência doméstica

A ideia partiu de Rui Botelho, Magistrado do Ministério Público Coordenador da Comarca de Vila Real. A Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em Contexto Familiar (RIVD) é a única com atuação a nível distrital e, desde a sua criação, em julho de 2023, já apoiou um grande número de vítimas

-PUB-

“Considerei e considero que a violência doméstica constitui, para além de uma realidade criminal, um drama pessoal, familiar e social, com gravíssimas consequências para a vida das vítimas e familiares”. É assim que o magistrado começa por falar sobre a necessidade da criação deste projeto que se foca na prevenção deste crime. Para trabalhar nesse sentido, e “alterar esta triste realidade”, o responsável admite que se deve “ir além da investigação criminal, da aplicação de medidas de coação e das condenações judiciais”. Ou seja, é “essencial combater as suas causas, proteger, acompanhar e apoiar as vítimas”, e isso poderá ser feito com a “a união de esforços com outras entidades públicas e com a sociedade civil”.

Com isto em mente, o protocolo da RIVD do distrito de Vila Real foi assinado a 6 de julho de 2023, e conta agora com 35 parceiros, além da Procuradoria da República da Comarca de Vila Real.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS