Em comunicado, o Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE), revelou que no âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda “realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência psicológica, verbal, emocional e social contra a vítima, sua ex-companheira de 32 anos”.
No decorrer da ação foi dado cumprimento a um mandado de detenção e o detido foi presente no Tribunal Judicial de Vila Flor, onde foram decretadas várias medidas de coação, como a proibição de contactar com a vítima, direta e indiretamente, e por qualquer meio, proibição de se aproximar da residência ou local de trabalho da vítima e de outros locais frequentados pela mesma, num raio de 500 metros, através de controlo por pulseira eletrónica. Está ainda sujeito a avaliação médica para tratamento à dependência alcoólica e proibido de adquirir ou deter armas de fogo.
A GNR recorda que a violência doméstica “é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”.
A GNR recorda que realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da violência doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica.
Pode fazer a denúncia no Portal Queixa Eletrónica, via telefónica, através do número europeu de emergência: 112, assim como no posto da GNR mais próximo à sua área de residência.
Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx e na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas.