Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Mário Lisboa
Tenente-Coronel da Força Aérea. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Recordar Vila Real e a Serra do Marão

Acabada a quadra festiva do Natal, lembro-me da consoada na Rua de S. Marta, Bairro dos Ferreiros, com os meus pais e outros familiares todos congregados no sentido de estarmos em paz e na esperança de dias melhores.

-PUB-

Assim, quando vamos à nossa terra de avião, ao aproximarmo-nos do Aeródromo do Alto de Vila Nova, a cinco minutos da aterragem, aparece majestosamente a “Serra do Marão”, altiva e sempre a olhar para quem chega, como a dizer: “para cá do Marão ainda mandam os que cá estão”. A montanha é o centro da vida, montanha sol, montanha vento, montanha nuvem e montanha neve.

De facto, é o Marão que nos acompanha, nos deslumbra, nos mostra a realidade e o sonho dele.

Tudo se funde, o céu, a terra e o ar, numa unidade sinfónica de cores de onde saem sons e cheiros inventados pela imaginação dos que a veem, ainda mais que os fotógrafos e os narradores.

O Marão é uma referência de Trás-os-Montes, a porta de entrada da Região, que erradia luz da simplicidade, do amor à sua/nossa terra.

Enfim, o Marão está sempre presente como um deus desconhecido. “Um Deus que não tem voz mas não se cala”. Seu silêncio é de fogo mal contido.

Nesta época de inverno está completo de neve, com um aspeto de desafio, à espera de que alguém a venha afrontar.
Finalmente, o Marão continua a ser a referência de Vila Real, das suas gentes, do seu querer, da sua honestidade, do orgulho de ser vila-realense. Fica-nos sempre a impressão, que o Marão irá estar sempre permanente entre nós, porque o azul à sua volta é de uma pureza tal e de uma leveza tranquila, que apetece tocar e ficar lá no meio, a dizer que é eterno, porque está mais próximo do céu absoluto.

Tenho saudades do Marão, de lá voltar.
 

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.