Sexta-feira, 16 de Abril de 2021
©CM Mirandela

Retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo alvo de intervenção

Investimento da câmara municipal de Mirandela ronda os 24 mil euros. Obras devem estar concluídas em maio.

O retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, está a ser restaurado, com vista à sua maior conservação.

Em comunicado, a autarquia explica que “em outubro de 2020 foi realizada uma análise técnica a retábulo, tendo sido identificados sinais de oxidação, fendas e fissuras, danos provocados por agentes biológicos, depósito de poeiras e sujidade, enfraquecimento e empenamento do tampo do frontal de altar e predela, causado pela colocação de vasos de flores no retábulo, e consequente contacto de água com a madeira”.

Datado do século XIX, com 6 metros de altura e em talha dourada, o retábulo possui um incalculável valor histórico-artístico para o concelho de Mirandela e, por isso, a autarquia decidiu intervir e está a proceder ao seu restauro.

O investimento é de cerca de 24 mil euros e o objetivo passa por “garantir a estabilidade física e material do retábulo, retardando a sua degradação, bem como a recuperação da sua unidade estética, respeitando a autenticidade e o valor o valor histórico-cultural, artístico e devocional”, refere.

As obras devem estar concluídas no final do próximo mês de maio.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.