O retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, está a ser restaurado, com vista à sua maior conservação.
Em comunicado, a autarquia explica que “em outubro de 2020 foi realizada uma análise técnica a retábulo, tendo sido identificados sinais de oxidação, fendas e fissuras, danos provocados por agentes biológicos, depósito de poeiras e sujidade, enfraquecimento e empenamento do tampo do frontal de altar e predela, causado pela colocação de vasos de flores no retábulo, e consequente contacto de água com a madeira”.
Datado do século XIX, com 6 metros de altura e em talha dourada, o retábulo possui um incalculável valor histórico-artístico para o concelho de Mirandela e, por isso, a autarquia decidiu intervir e está a proceder ao seu restauro.
O investimento é de cerca de 24 mil euros e o objetivo passa por “garantir a estabilidade física e material do retábulo, retardando a sua degradação, bem como a recuperação da sua unidade estética, respeitando a autenticidade e o valor o valor histórico-cultural, artístico e devocional”, refere.
As obras devem estar concluídas no final do próximo mês de maio.