Terça-feira, 25 de Junho de 2024
No menu items!

Retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo alvo de intervenção

Investimento da câmara municipal de Mirandela ronda os 24 mil euros. Obras devem estar concluídas em maio.

-PUB-

O retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, está a ser restaurado, com vista à sua maior conservação.

Em comunicado, a autarquia explica que “em outubro de 2020 foi realizada uma análise técnica a retábulo, tendo sido identificados sinais de oxidação, fendas e fissuras, danos provocados por agentes biológicos, depósito de poeiras e sujidade, enfraquecimento e empenamento do tampo do frontal de altar e predela, causado pela colocação de vasos de flores no retábulo, e consequente contacto de água com a madeira”.

Datado do século XIX, com 6 metros de altura e em talha dourada, o retábulo possui um incalculável valor histórico-artístico para o concelho de Mirandela e, por isso, a autarquia decidiu intervir e está a proceder ao seu restauro.

O investimento é de cerca de 24 mil euros e o objetivo passa por “garantir a estabilidade física e material do retábulo, retardando a sua degradação, bem como a recuperação da sua unidade estética, respeitando a autenticidade e o valor o valor histórico-cultural, artístico e devocional”, refere.

As obras devem estar concluídas no final do próximo mês de maio.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS