Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Taxas de juro deverão manter-se altas prejudicando o consumo e o investimento

Durante 15 meses consecutivos, desde julho de 2022, registou-se um crescimento das taxas de juro, que, até então, estavam num plano relativamente baixo, rondando os 0,5%. Depois de 10 aumentos consecutivos situava-se, em setembro, mês do último aumento, em 4,5%.

-PUB-

Em outubro houve uma paragem neste percurso, já que Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juro e aliviou este ciclo de aumento. Ainda assim, não se espera que a diminuição desta cifra comece de imediato.

“Globalmente, o que se perspetiva é que as taxas de juro se vão situar a um nível permanentemente superior no futuro, em relação ao que se verificou nas décadas anteriores, e isso irá penalizar o consumo e o investimento”, considera a professora de economia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Leonida Correia.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS