Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
©MF

Vila Real homenageou combatentes mortos na Guerra do Ultramar

A comissão promotora de Homenagem aos Combatentes mortos no ex-ultramar promoveu esta manhã mais uma cerimónia comemorativa, com a realização de uma missa na Capela Nova celebrada pelo capelão militar.

-PUB-

A missa contou com a participação do Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde. Seguiu-se a colocação de uma coroa de flores no Monumento em frente ao Regimento de Infantaria 13, acompanhada ao som dos toques de ordenança.

Depois de no ano passado não se ter realizado a homenagem, devido à pandemia de Covid-19, esta tarde (às 15h30) será ainda apresentado o álbum de fotografias “Adeus…Até ao meu regresso” – que reúne memórias de vila-realenses que participaram na Guerra Colonial (1961/1974), um trabalho de Eduardo Varandas, nos Claustros do Edifício do Ex-Governo Civil de Vila Real.

O álbum reúne memórias de 56 vila-realenses que participaram na guerra. A obra “está dividida em três capítulos, neste caso Angola, Guiné e Moçambique” e é “um documento inédito, a nível nacional”, explicou Duarte Carvalho, da comissão promotora.

Já Carlos Almeida, também da comissão promotora, não tem dúvidas de que este “é um documento que deveria ser trabalho nas escolas públicas, para que o assunto não caia no esquecimento. Hoje em dia não se fala do que foi a guerra, principalmente para quem cá ficou, as mães que viram os seus filhos partir, sem saber se iriam regressar”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.