Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!

Confirmados dois casos de lepra em Portugal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou hoje que, entre março e abril, foram reportados dois casos importados da doença de Hansen, mais conhecida por lepra, com origem no Brasil.

-PUB-

Numa resposta à agência Lusa, e sem especificar os locais de registo, a DGS fala em dois casos em Portugal nos últimos meses que “se referem a indivíduos originários do Brasil”.

“Os casos foram reportados no contexto da suspeita clínica e no contexto da origem de zonas endémicas, tendo já iniciado o tratamento adequado”, garante a DGS.

Esta manhã, a RTP noticiou que foi confirmado, no Porto, um caso de lepra. Em causa um doente que terá contraído a infeção no Brasil há menos de um mês.

A agência Lusa solicitou esclarecimentos junto da Administração Regional de Saúde do Norte, que não prestou informações. Já o Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge (INSA) remeteu para a DGS.

Na quarta-feira, também os serviços de saúde da Madeira informaram que foi confirmado, nessa região, um caso importado de lepra com origem no Brasil

A nota divulgada pela Direção Regional da Saúde (DRS) do arquipélago da Madeira adiantava tratar-se de uma mulher, adulta, que reside na região autónoma desde janeiro de 2022.

Os serviços de saúde insulares esclareceram que esta doença “não se propaga facilmente, pelo que não implica isolamento” e indicaram que o “tratamento é muito eficaz e a profilaxia é apenas recomendada no caso de contactos muito próximos e prolongados”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.