O prémio coloca em destaque, as principais marcas, símbolos e valências de cada região, de vários segmentos como monumentos, museus, aldeia e vilas, praias ou cozinha tradicional.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamin Rodrigues, afirma “trata-se de mais uma validação da excelência do nosso património, natural, no caso em apreço, bem como da arte de bem receber das nossas gentes, de que o Entrudo de Podence é um dos seus momentos maiores. Mas estes são apenas dois exemplos da estratégia de promoção que tem sido seguida pelo município, numa sementeira de novas dinâmicas, tanto turísticas, económicas e sociais”.
Por outro lado, o Azibo, não é o mais um nome de um rio, de uma albufeira, ou de um sítio, este é considerado um espaço de qualidade ambiental, beleza paisagística e de praias fluviais, sendo um dos locais mais visitados do Nordeste Transmontano. A UNESCO classificou-o como uma Reserva da Biosfera Transfronteira da Meseta Ibérica.
Já os Caretos de Podence, originados na aldeia de Podence mostram a autenticidade e a identidade do município de Macedo de Cavaleiros, com um património histórico e socioculturas que a integrou à cerca de um ano na Rota das Aldeias de Portugal. O Entrudo Chocalheiro de Podence mostrou uma crescente notoriedade, nacional e internacional do ponto de vista da cultura e turismo.