Esta expressão “Tornar o sono saudável uma prioridade” advém da evidência científica que associa a privação do sono a maior mortalidade, doenças metabólicas, cardiovasculares, autoimunes, psicológicas, neurológicas, psiquiátricas e até mesmo oncológicas.
Numa era marcada por redes sociais e dispositivos eletrónicos, trabalhos múltiplos, stress, levando a menor número de horas para descanso e sono, torna-se essencial reforçar as medidas de higiene do sono, tal como tornar o sono uma prioridade. Prioridade significa reconhecer que a rotina e a regularidade de horários, respeitando o ritmo circadiano, em aposição ao stress inerente ao receio da insónia.
Rotinas, preparar o sono com medidas de relaxamento antes de dormir, permite conseguir um sono reparador, mas há patologias para alem do descrito, que deveremos estar alerta e diagnosticar, como os distúrbios respiratórios do sono, parassónias, cujo tratamento adequado, após confirmação diagnóstica, permite recuperar o sono reparador e a qualidade de vida.
Na dúvida consulte o seu médico. Dorme mal diariamente consulte o seu médico.
Não leve problemas para a cama, seja cuidadoso no cumprimento dos horários, para um sono melhor.
Faça exercício físico, de preferência ao acordar, sobretudo se vigoroso, relaxe após o seu dia de trabalho, prepare o sono no dia.
Se mesmo assim não dorme bem, ou se não é reparador, dormindo as horas necessárias para o seu bem-estar, procure o médico, para identificar possíveis doenças do sono.