Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!
Bebiana Conde
Bebiana Conde
Pneumologista Hospital da Luz Vila Real

Importância e os benefícios de um sono de qualidade

A qualidade de sono influencia várias áreas: Saúde, por exemplo, na memória, resistência imunitária, prevenção de doenças crónicas; Rendimento escolar; Desempenho profissional; Comportamento social; Bem-estar geral e qualidade de vida.

-PUB-

Segundo um inquérito elaborado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, 52% dos inquiridos (653 portugueses com idade superior a 25 anos) não dorme bem, 44% tomam medicação para dormir, 24% acordam cansados e 51% têm sonolência diurna excessiva e 17% ressonam.

Estes dados alertam que o sono dos portugueses merece uma atenção especial. Sabemos que a má qualidade do sono se associa a alterações da memória, cansaço, sonolência diurna acentuada, défice de concentração, irritabilidade e alteração do humor.

Por vezes a má qualidade do sono, não se deve a patologias, mas associa-se a hábitos e má higiene do sono, como a ausência de horários regulares de sono, consumo de bebidas alcoólicas, refeições abundantes, consumo excessivo ou noturno de cafeina.

Estes hábitos condicionam má qualidade do sono, com redução da produtividade diurna, má qualidade de vida e sonolência excessiva, que se associa ao aumento do risco de acidentes de viação e de trabalho.

Dentro das patologias, as mais frequentes são a insónia (28.1% dos adultos em Portugal) e patologia obstrutiva do sono, SAOS (9-24% população mundial), que se associam a patologia cardiovascular, demência, DM.

Assim a qualidade do sono tem grande impacto na vida e saúde da população.

Relativamente à insónia (dificuldade de adormecer ou manter o sono), que motiva um consumo excessivo de fármacos, muitas vezes sem sucesso, tem como causa frequente maus hábitos de sono. Assim é importante cumprir medidas de higiene de sono, controlar o stress associado a vida laboral e social, não consumir cafeina em excesso, para além de controlar algumas doenças que se associam à insónia.

Assim, termino dizendo que uma vida feliz e saudável exige um sono reparador, sendo este possível com ajuste dos hábitos e comportamentos, através do cumprimento das medidas de higiene do sono, tal como o diagnóstico e tratamento adequados das patologias do sono ou associadas ao sono.

Comportamentos para uma boa higiene do sono:

• Dormir num ambiente acolhedor e relaxante, controlando o ruído, luminosidade e temperatura.
• Evitar a ingestão excessiva de álcool e de tabaco antes de dormir.
• Evitar comidas pesadas ou doces antes de dormir.
• Evitar o café, o chá preto e os refrigerantes antes de dormir.
• Evitar o uso de telemóvel, computador ou tablet antes de dormir.
• Fazer exercício físico regular em horários apropriados.
• Não realizar sestas superiores a 45 minutos.
• Ter um horário regular para ir dormir.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.